Ceas realiza oficina de comunicação com jovens do CETA da região Sul

Durante os dias 22 e 23 de outubro cerca de 30 jovens de diversas ocupações do Movimento CETA (Movimento de Trabalhadores/as Acampados/as, Assentados/as e Quilombolas) da região sul da Bahia participaram de uma oficina de comunicação realizada pelo CEAS. Na oficina, realizada na Ocupação Dois Riachões, município de Ibirapitanga, os/as jovens aprenderam noções de como se construir um jornalzinho e produzir vídeos.

As atividades começaram na manhã do sábado 22, a partir da fala inicial de Luciano, da coordenação estadual do ceta, que discutiu a relação do Estado com os movimentos sociais, retomando o histórico da formação do Estado e relacionado com as lutas por democracia e reforma agrária. Após a discussão, as pessoas presentes se dividiram em grupos para discutir o que entendiam ser o estado e qual a sua relação com a luta pelos direitos do povo.



Já na parte da tarde, foi a vez de Matheus Sampaio, da assessoria de comunicação do CEAS, abrir as discussões retomando a fala de Luciano: “Assim como o estado, os meios de comunicação estão nas mãos de uma pequena elite que constroem uma determinada versão da realidade”, apontou Matheus. Visto isso, diversas pessoas relataram como os meios de comunicação criminalizam os movimentos sociais. A partir dessa problemática entrou em questão a necessidade de democratizar os meios de comunicação.

Ainda no sábado e após a discussão, Matheus colocou para os/as jovens a proposta de construir um jornalzinho. Depois de uma explicação de como seria a ideia do jornal contendo título, editorial, capa, os/as jovens se dividiram em grupos para e construí-lo conjuntamente com o acompanhamento de Matheus.


No dia seguinte, os grupos apresentaram os jornais produzidos, logo após a apresentação o vídeo sobre os dois anos da ocupação Quilombo do Paraíso do MSTB ( Movimento dos Sem Teto da Bahia) de Salvador foi exibido. Após a exibição, foi iniciada uma discussão sobre a necessidade dos movimentos se capacitarem para produzir comunicação.
Os/as jovens ainda tiveram a oportunidade de aprender sobre o que é uma pauta para o jornalismo e entenderam a sua importância para organizar a produção tanto de matérias escritas como vídeos. A discussão ainda trouxe noções sobre fatos, versões, edição e em seguida os/ as jovens dividiram-se em grupos para produzir vídeos.


Para Fábio Santos, jovem do CETA essas oficinas foram importantes porque o movimento já tem uma ferramenta de comunicação com a sociedade que é o blog do CETA, mas que a juventude precisa de iniciativas como essa para assumir o protagonismo. 



Fonte: Site do CEAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário