ÁREA DO MOVIMENTO CETA REALIZA CURSO DE MANEJO DO CACAUEIRO

Melhorar a produtividade do cacaueiro e implantar novas tecnologias a partir dos lotes dos assentados e assentadas foi o intuito do curso do SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizado no pré- assentamento Dois Riaçhões, sob a assessoria de Gilmar técnico agrícola da EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola da equipe de ATES - Assessoria Técnica Social e Ambiental do Núcleo de Ubaitaba.
A região sofreu a partir dos anos 70 uma grande crise com a praga da lavoura cacaueira denominada Moniliophthora perniciosa, conhecida como vassoura - de - bruxa. O primeiro momento foi apresentado à parte teórica sobre pragas e doenças do cacaueiro. Os trabalhadores aprenderam como retirar a analise de solo. E aprenderam a dominar a técnica de enxertia tanto no viveiro, quanto nos brotos do cacaueiro, além do balizamento, e a poda para os cacaueiros adultos.  
A propriedade possui 165 hectares de cacaueiro com uma idade na média de 70 anos  em 37 lotes de 05 ha cada , Confira a elevação da produção nos últimos três anos .
PRODUÇÂO DE CACAU:
ANO
         @- ARROBAS 
               %
2008
            1.800
             ------
2009
            2.016 
              12
2010
            3.225
              60

De 2009 para 2010 houve um crescimento de 60%. De 2008 para 2010 (Três anos) houve um crescimento de 72%.Esta área melhorou a produção e com as rosagem, limpeza de cacaueiro e correção de solo com calcário, com o curso a idéia e atingir um percentual maior de produção por hectares, além, disso a cooperativa do sul, pretende produzir um cacau de maior qualidade de forma orgânica, para que os produtores melhorem a sua qualidade de vida nos próximos anos. As famílias produzem além do cacau frutas, animais de pequeno e grande porte e olericulturas em geral.



Julho de 2011
Por: Luciano Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário